Lei dispensa habite-se para averbação de construção residencial de famílias de baixa renda

Por: Amanda Salis Guazzelli

14 Agosto 2019

No último dia 8 de agosto, foi publicada a Lei n.º 13.865, que altera a Lei de Registros Públicos (Lei n.º 6.015/1973), a fim de acrescer, em seu texto, o artigo 247-A, com a seguinte redação:

Art. 247-A. É dispensado o habite-se expedido pela prefeitura municipal para a averbação de construção residencial urbana unifamiliar de um só pavimento finalizada há mais de 5 (cinco) anos em área ocupada predominantemente por população de baixa renda, inclusive para o fim de registro ou averbação decorrente de financiamento à moradia.

A lei tem por objetivo facilitar e promover a regularização registral de inúmeros imóveis urbanos, permitindo que eles ingressem formalmente no mercado imobiliário e sejam objeto de negociações com acesso, inclusive, a financiamento imobiliário.

Cumpre destacar que a Lei n.º 13.465/2017 já previa dispositivos semelhantes dispensando o habite-se para o registro de conjuntos habitacionais que compõem a Regularização Fundiária Urbana – Reurb (art. 60) e para a averbação das edificações no caso da Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social – Reurb-S (art. 63).

A Lei n.º 13.865/2019, entretanto, tem um alcance maior, uma vez que a dispensa do habite-se atinge construções residenciais ainda que estas não estejam inseridas no programa de Reurb, devendo apenas serem cumpridos os requisitos do artigo 247-A. Segundo informações publicadas no site no Senda Federal, a nova norma poderá beneficiar mais de 7 milhões de famílias de baixa renda.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços